Mapa das espinhas: já ouviu falar?
Você sabe o motivo daquela espinha ter aparecido no seu rosto? Para algumas pessoas, a acne acontece apenas na puberdade, já para outras, as espinhas e cravos continuam surgindo ao longo da vida. Ela pode aparecer por muitas causas - desde o excesso de oleosidade até alterações hormonais. Mas você sabia que a localização das espinhas também pode dizer muito sobre sua causa e auxiliar na condução do tratamento da acne? Nós explicamos tudo sobre o mapa das espinhas, confira!
Mapa das espinhas
Originado na medicina antiga chinesa e ayurvédica (que acredita que a nossa pele reflete o que está acontecendo dentro do nosso corpo), o mapa das espinhas ajuda a entender a causa da acne de acordo com a sua localização.
Espinhas na zona T:
Testa, queixo e nariz pertencem à zona T do rosto e é a área com maior concentração de glândulas sebáceas, ou seja, é a parte mais oleosa da face. A produção em excesso de óleo por estas glândulas pode obstruir os poros e resultar em cravos e espinhas.
Mas além disso, de acordo com o mapa das espinhas, a nossa testa está diretamente ligada a nosso sistema digestivo e nervoso. Portanto, se você estiver com algum problema digestivo, como prisão de ventre ou estressado, provavelmente você poderá sentir os efeitos nesta região. Já as espinhas no nariz podem significar problemas de circulação.
Espinhas na linha do cabelo e têmporas:
Se surgiram espinhas no seu rosto perto dos cabelos, você precisa repensar os produtos que está usando nos fios. Provavelmente o seu condicionador ou leave-in podem estar entupindo os poros do seu rosto, resultando em espinhas, pois estes produtos podem ter excesso de silicone e óleos, por exemplo.
Espinha nas bochechas:
Acne nesta área do rosto está diretamente ligada a fricção na região ou obstrução dos poros. O motivo do surgimento pode ser você mesmo ou seus hábitos mais cotidianos: ficar muito tempo com a mão no rosto, com o celular encostado na bochecha quando está no telefone. Já na medicina ayurvédica, as bochechas refletem a saúde do nosso pulmão e sistema respiratório, portanto quem fuma pode ter espinhas nessa região.
Espinhas no maxilar e no pescoço:
Essas espinhas, muitas vezes estão relacionadas a um quadro de ovário policístico ou em geral a alguma alteração dos hormônios masculinos, que podem ter aumentado. Espinhas nessa região é comum em mulheres adultas.