6 motivos que podem aumentar a queda de cabelos
Queda de cabelo, um problema recorrente
Você sabia que, em média, podemos perder de 60 a 100 fios de cabelo diariamente?
Quando a queda ocorre nesta quantidade, podemos considerar uma queda normal, já que faz parte do processo natural de crescimento das nossas madeixas. Porém, quando excessiva, a queda de cabelo pode ser preocupante, ou seja, quando se percebe a perda de mais de 100 fios de cabelo por dia, isso pode representar alguns problemas, conforme explicamos nesse artigo..
Fases de crescimento do cabelo
A queda de cabelo saudável faz parte do ciclo de vida do crescimento capilar, que pode ser dividido em 3 fases, confira:
- Fase anágena: é o período correspondente ao crescimento ativo dos cabelos. Dura entre 3 a 6 anos.
- Fase catágena: é o período onde o cabelo começa a morrer. Dura cerca de 21 dias.
- Fase telógena: é o período onde os fios mortos são empurrados por um novo fio anágeno, dura cerca de três meses. Geralmente é nesta fase que ocorre a queda dos cabelos.
Motivos para o aumento da queda de cabelos
São diversos os motivos que podem levar à queda de cabelo e é de extrema importância buscar a orientação de um médico especialista que poderá verificar as causas da queda capilar e o tratamento ideal.
Porém, podemos identificar algumas causas bastante comuns, como por exemplo:
Lavar os cabelos com pouca frequência
Quando a higienização das madeixas são feitas com pouca frequência, o couro cabeludo fica com poeira, resíduo de produtos e oleosidade em excesso, dessa maneira, há o aumento de fungos e consequentemente, a queda dos fios.
Dietas restritivas sem orientação médica
As dietas restritivas seguidas sem orientação profissional, podem provocar um déficit nutricional que resultam na perda capilar e outros danos à saúde.
Rotina estressante
A rotina estressante causa um aumento do cortisol, conhecido como hormônio do estresse e consequentemente, provoca a queda de cabelo. Além disso, o estresse pode afetar a absorção de nutrientes do corpo, causando um déficit de vitaminas essenciais para o crescimento das madeixas.
Insônia
Ter boas noites de sono são essenciais para o crescimento saudável dos cabelos. A insônia interrompe o ciclo de crescimento, tendo como consequência, a queda dos fios.
Pós-parto
Durante a gravidez, há a elevação de diversos hormônios como: estrogênio, progesterona, ocitocina, entre outros. E após o parto, é normal que estes níveis hormonais diminuam e retornem aos valores normais, sendo assim, pode ocorrer a queda acentuada de cabelo.
O que você pode fazer para minimizar a queda dos fios
Alimentação equilibrada
Mantenha uma alimentação equilibrada e nutritiva, rica em proteínas, ferro, zinco e vitaminas. Além disso, procure orientação de um nutricionista e mantenha seus exames em dia para mapear quais as necessidades do seu corpo e verificar se há necessidade de suplementação.
Cuide da sua saúde mental
Tire um tempo para cuidar de você! Resgatar um hobby ou procurar uma nova forma de desconectar da correria do dia a dia pode te ajudar a relaxar e se sentir melhor consigo mesma.
Tenha uma rotina de exercícios físicos
Exercitar-se diariamente te ajuda a liberar endorfina, hormônio responsável pela inibição do estresse e por melhorar o humor.
E claro, reforce os cuidados com os cabelos
Se o seu cabelo está caindo excessivamente, além de buscar orientação médica, é essencial ter uma rotina de cuidados com as madeixas. Confira nossas dicas:
- Evite o uso excessivo de babyliss, secadores e chapinhas;
- Opte por usar shampoos sem sal, pois evitam o aumento da oleosidade no couro cabeludo;
- Não prenda os cabelos molhados;
- Lave sempre com água fria ou morna.
Como a Dermatus Sob Medida pode ajudar você?
A Dermatus prioriza a sua individualidade e atende às suas necessidades. A linha capilar da Dermatus Sob Medida cria produtos personalizados para você, usando os ativos ideais para o seu tipo de cabelo.
Para fazer a sua fórmula, preencha o formulário aqui.